sexta-feira, agosto 05, 2011

Verbs - Verbos┃Introdução

O QUE SÃO OS VERBOS?
Verbo é a classe de palavras que nomeia, descreve um estado ou uma ação. A maioria dos verbos em Inglês é dividida em verbos regulares (regular verbs) e verbos irregulares (irregular verbs). Os verbos irregulares são os que não são conjugados da mesma maneira que os regulares e para os quais não existe uma regra geral; para cada verbo irregular há uma regra. Em Inglês, toda a sentença precisa ter um verbo, pelo menos.
O verbo é rei em Inglês. A menor frase contém um verbo. Você pode fazer uma frase de uma palavra com um verbo, por exemplo: "Stop!"
Você não pode fazer uma frase de uma palavra com qualquer outro tipo de palavra.
Os verbos são, por vezes, descrito como "palavras de ação". Isso é parcialmente verdadeiro. Muitos verbos dão a idéia de ação, de "fazer" alguma coisa. Por exemplo, palavras como run (correr), fight (lutar), do (fazer) e work (trabalhar)  todas transmitem ação.
Mas alguns verbos não dão a idéia de ação; dão a idéia de existência, de Estado, de ser. Por exemplo, verbos como be(ser), exist (existir), seem(parecer) e belong(pertencer) todos transmitem estado.

Um verbo sempre tem um sujeito.
Na frase: John speaks English (João fala Inglês)
John é o sujeito e speak é o verbo.
Em termos simples, podemos dizer que os verbos são palavras que nos dizem o que um sujeito faz ou é. Eles descrevem:
• Ação (Ram plays football. = Ram joga futebol.)
• Estado (I'm happy. = Eu estou feliz.)

Há algo de muito especial sobre verbos em Inglês. A maioria das outras palavras (adjetivos, advérbios, preposições etc) não mudam de forma (embora substantivos podem ter formas singular e plural). Mas quase todos os verbos mudam na forma. Por exemplo, o verbo ''to work'' tem cinco formas:
• to work, work, works, worked, working (trabalhar, trabalhar, trabalha, trabalhou, trabalhando)

Classificação dos verbos
Dividimos os verbos em duas classificações gerais:

1) Helping Verbs (Ajudando Verbos)
Também são chamados de Verbos Auxiliares.
Imagine que um estranho entra em seu quarto e diz:
• I can. (Eu posso.)
• People must. (As pessoas devem.)
• The Earth will. (A Terra vai.)
Você entendeu alguma coisa? Provavelmente, não! Isso porque esses  verbos estão ajudando verbos e não têm significado por si só. Eles são necessários para a estrutura gramatical da sentença, mas eles não nos dizem muito sozinho. Normalmente, usamos os helping verbs com os verbos principais. Eles "ajudam" o verbo principal. As sentenças nos exemplos acima são, portanto, incompleta. Eles precisam de pelo menos um verbo principal para completá-los. Há apenas cerca de 15 helping verbs.

2) Main Verbs (Verbos principal)
Agora imagine que o mesmo estranho entra no seu quarto e diz:
• I teach. (Eu ensino.)
•People eat. (As pessoas comem.)
•The Earth rotates. (A Terra gira.)
Você entende alguma coisa? Provavelmente sim! Não muito, mas alguma coisa. Isso porque esses os verbos são verbos principais e têm significado por si próprios. Eles nos dizem alguma coisa. Claro, existem milhares de os verbos principais.
Na tabela a seguir, vemos exemplos de frases com os verbos principal e helping verbs. Observe que todas estas frases têm um verbo principal. Apenas alguns deles têm um helping verbs.



*
Helping verb
*
Main verb  
*
Tradução
John
*
*
likes coffee.John gosta de café.
You
*
*
liedto me.Você mentiu para mim.
They
*
*
are  happy. Eles estão felizes.
The childrenare 
*
playing.
*
As crianças estão brincando.
Wemust  
*
gonow. Nós devemos ir agora.
Ido notwantany.Eu não quero nenhum.